EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OS CHATS - uma ferramenta didática



As Tecnologias da Informação e da Comunicação têm vindo a provocar uma enorme mudança na Educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, de aprendizagem, e, particularmente, novas relações entre professores e alunos.As pesadas enciclopédias foram substituídas pelas enciclopédias digitais, pela consulta de portais académicos e outros locais diversificados. Passamos a utilizar sistemas electrónicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atractivas e, frequentemente, deixamos de lado o tradicional quadro negro e o giz e passamos directamente para as superfícies e projecções interactivas.

Veja mais em:

http://superdom.blogs.sapo.pt/


PLANO DE AULA

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TiCs
Cursistas: Francisca, Josineide, Onilde
Atividade 2.6

PLANO DE AULA


Tema: Tecnologias: Do tablete de barro ao tablet eletrônico (linha do tempo).


Objetivos:

Geral: Refletir sobre a importância e a evolução das tecnologias na vida humana.

Específicos:

1- Pesquisar em livros, revistas, jornais e internet as diversas tecnologias criadas pelos homens para facilitar a comunicação e o registro de informações;
2- Produzir textos no Word e no Hipertexto registrando o resultado das pesquisas (livros, revistas, jornais e internet) e as impressões que a pesquisa deixou em cada aluno;
3- Fazer apresentação em Power Point  dos resultados da pesquisa.


Metodologia: A atividade será realizada através de uma webquestion.


Critérios de Avaliação: A avaliação se dará pelas tarefas realizadas pelos alunos.


Tempo: 10 aulas.


Recursos: Livros, revistas, jornais, computador.












































Que tal ver

CALDEIRÃO DE IDEIAS


domingo, 5 de agosto de 2012

Contextualizando a mudança: da teoria à prática



A teoria nos orienta na realização das nossas ações, mas a prática nos permite sempre melhorá-las.
Certamente uma prática dialógica, na qual idéias, dúvidas e curiosidades sejam discutidas, pesquisadas e/ou estudadas pelo professor e seus alunos de uma forma aberta e agradável e ao mesmo tempo ética, assim como os demais conteúdos do currículo, proporcionará a participação efetiva dos alunos favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades, o trabalho em grupo e o aprender: a conhecer, a fazer, a conviver e finalmente o aprender a ser.
O professor poderá utilizar-se das tecnologias da informação e comunicação para a realização de pesquisas, seminários, fóruns, debates, etc., que lhe auxiliará a possibilitar uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Francisca Freire




O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender as teorias subentendidas na sua própria prática e, originar condições para que diante das teorias, modifique seus pontos de vista, atitudes, posturas e atuação no exercício educacional. Amélia Hamze