EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS





A melhoria da qualidade da educação atualmente tem sido um desejo de todos, escola, comunidade e governo, para que o seu desenvolvimento atenda as necessidades do indivíduo e consequentemente as necessidades da sociedade. É notório que para chegar a essa qualidade almejada, necessitamos trabalhar em conjunto desenvolvendo competências que permitam realmente aprender um com o outro, professor/aluno, aluno/aluno, construindo o conhecimento de forma participativa.
Os projetos educacionais muito podem colaborar com a melhoria da aprendizagem e, por conseguinte com o aprimoramento da qualidade da educação, sendo um processo participativo de decisões a partir da vontade de compreender, decidir e agir em conjunto na direção de superar problemas, priorizando a formação do cidadão. Os projetos podem ser planejados e organizados de muitas formas, porém algumas características são fundamentais para que se possa alcançar o êxito desejado:
1.    Conhecimento do assunto que será estudado e pesquisa do mesmo previamente;
2.    Definição dos objetivos, do tempo estimado e do material a ser usado;
3.    Planejamento, em conjunto, das etapas do projeto;
4.    Participação ativa de todos os envolvidos;
5.    Escolha dos critérios de avaliação para um possível replanejamento do trabalho.

Um projeto pode ser desenvolvido com foco em um tema de uma determinada área do conhecimento, porém sempre haverá alguma relação com outras áreas. “O parcelamento e a compartimentação dos saberes impedem apreender o que está tecido junto [...] A inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional” (MORIN 2001). O trabalho interdisciplinar estabelece integração entre professores e ligação entre os conhecimentos que, aliado a uma boa orientação, possibilita a construção de um conhecimento globalizante e, por conseguinte, uma melhor aprendizagem, pois o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, sintetizar, analisar e reorganizar, enfim, de “aprender a aprender”.
Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, ``tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida``.

Francisca Freire

DIÁLOGO TEÓRICO - Projetos na Escola


O objetivo principal de planejar é possibilitar um trabalho mais direcionado e transformador. Acredito que um aspecto de suma importância para o trabalho por projeto seja a participação dos alunos em todas as suas etapas. A participação efetiva na fase de construção, por exemplo, despertará nos educandos o prazer na vivência do projeto, visto que se trata de algo do seu interesse, aumentando a probabilidade de melhores trabalhos e maior êxito. Cabe ao professor, no entanto, incentivar, acompanhar, coordenar e avaliar para junto aos alunos, por meio da reflexão, captar as necessidades e promover ajustes e/ou mudanças, com o fim de superar as dificuldades para que se possa atingir o objetivo desejado e uma aprendizagem mais significativa.
Para Paulo Freire o aluno mesmo não alfabetizado chega à escola com uma bagagem de conhecimentos que precisa ser levada em consideração como saberes, podendo em sala de aula aluno e professor aprenderem um com o outro necessitando para isso que as relações entre ambos sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. A escola segundo Freire deve ter o objetivo principal de ensinar o aluno a “ler o mundo” (conhecer a realidade) para poder transformá-lo, e o professor deve agir como mediador dessa aprendizagem criando as possibilidades para que o aluno possa produzir ou construir o conhecimento. Freire afirmava também que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Evidentemente é correto afirmar que todos sabem alguma coisa, ninguém ignora tudo como também ninguém sabe tudo e que sempre temos oportunidade de aprender, especialmente com nossos alunos com quem convivemos quase que diariamente. Certamente o papel da escola é possibilitar ao aluno conhecer para entender e agir conforme acredita, e a inquietude provocada pela curiosidade, é sempre bem-vinda, na medida em que, o leva ao desejo de indagar, procurar, pesquisar, enfim de aprender.

Francisca Freire





segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Usando o Movie Maker



Encontro presencial do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

"Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é
 apaixonar-se por ele."


Mary Laureta