A Corrente do Bem: A
Família e a Escola, projeto
elaborado e desenvolvido no ano de 2011 na 8ª série “B” e estendido ao ano em
curso na atual turma do 1º Ensino Médio “B” da Escola de Jatobá - Ensino
Fundamental e Médio - Cadastro Escolar da Secretaria de Educação – E. 604.003, localizada
à Rua da Matriz, Nº. 50 – Centro – Petrolândia – Pernambuco - CEP-56.460-000.
A
escola é composta pela seguinte equipe de coordenação: Maria Nazareth Valgueiro
Carvalho (Gestora), Maria Francisca Freire do Nascimento (Gestora adjunta),
Audrey Clécia Dantas de Souza (Secretaria), quatro Educadoras de Apoio e uma
Técnica Educacional. Pertence à Jurisdição da Gerência Regional de Educação do
Sertão do Sub Médio São Francisco – Floresta - PE, oferecendo à comunidade
petrolandense os cursos de Ensino Fundamental 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) nos
turnos matutinos e vespertinos; Ensino Médio (1º ao 3º ano) nos turnos
matutino, vespertino e noturno; Ensino Normal Médio (1º ao 4º ano) no turno
vespertino com aulas práticas no turno matutino; Travessia Ensino Fundamental e
Travessia Ensino Médio no horário noturno e Educação Especial nos horários
matutino e vespertino, atendendo a 1.054 (mil e cinquenta e quatro) alunos.
Justificativa
Este projeto foi elaborado com a intenção de elevar a autoestima dos alunos da 8ª série – turma B em 2011 e amenizar a indisciplina resultante da vivência social conflitante entre professores/alunos, especialmente no que se refere a 11 alunos desta turma, proporcionando uma maior interação entre alunos/professores/pais para melhor qualidade do ensino aprendizagem.
VEJA MAIS EM:
Objetivo
geral
O projeto busca promover uma interação
convergente, complementar e sinérgica com os pais e os professores da escola,
visando oportunizar vivências que possibilitem refletir o comportamento dos
adolescentes nos dias atuais, instrumentalizando-os para assumirem o
compromisso com o caminho percorrido pelos mesmos, acompanhando e provocando impactos
positivos em suas vidas, bem como favorecer uma participação que gere
compromisso da família com a aprendizagem e o sucesso escolar do aluno e o compromisso
da escola com a inserção curricular do ambiente cultural da família e da
comunidade.
Objetivos específicos
· Envolver os
familiares na elaboração da proposta pedagógica para que seja estabelecido um
equilíbrio no que diz respeito à disciplina dos alunos, através de convites às
reuniões para elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico) e da PP (Proposta
Pedagógica);
· Trabalhar
a autoestima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do incentivo ao
trabalho voluntário (ajudante do dia);
· Promover encontros
com alunos e com os professores e os pais a partir do oferecimento de palestras,
visitas domiciliares para maior integração entre o grupo, e atendimento
individual a fim de conhecer melhor o aluno;
· Oferecer oficinas e cursos
para os alunos com o fim de orientá-los e aprimorar seus conhecimentos e
proporcionar-lhes uma ocupação útil e atraente.
Metodologia
e estratégias de ação
Os alicerces da construção e
manutenção de uma escola que visa a construção da cidadania para seus alunos se
acentuam em pilares como: autonomia, participação, clima organizacional e estrutura
organizacional, e dessa forma, com bases nesses pilares, o sonho de educadores
comprometidos com a cidadania de seus alunos deve tornar-se verdadeiro, e quanto
melhor for a parceria entre a família e a escola, mais significativos serão os
resultados na formação do filho/educando. A participação dos pais na educação
formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar
são simultâneas e complementares. Portanto, a abrangência desse projeto se define no
decorrer do processo: na reunião de Pais e Mestres quando se discute sobre os
desafios mediante situações-problema dos alunos e colhem-se sugestões para
temas posteriores; através de atividades diversificadas e formação de parceria
com profissionais da área de saúde; igrejas; militares (Direitos e Deveres -
ECA); agendamento com o Promotor de Justiça com a temática: Responsabilidade do
Pai e o Dever do Filho/Estudante; agendamento com a Psicanalista; oficinas com
noções do Corel Draw e designer moda (serigrafia); comemoração da Semana da
Família na escola no mês de Agosto com a Pastoral da Família; encontros com
alunos, pais e professores e curso de Pop Art com a pedagoga Paula Francinete.
E durante as aulas de matemática, em datas comemorativas, vivenciadas aulas
lúdicas e dinâmicas, e a realização de visitas domiciliares dos alunos que
participam do projeto para troca de mensagens, presentes, balaios juninos,
natal em harmonia, para maior interação entre os membros.
Atividades
No início do ano letivo foi determinado perante reunião
de pais e mestres que o projeto seria executado anualmente e a rotatividade
poderia se estender a anos subsequentes através de encontros para
desenvolvimento das atividades do projeto às terças-feiras no contraturno, onde
vivenciamos uma diversidade temática:
·
Palestra “Indisciplina na Escola” com a Psicóloga
Drª. Silvana Sá para os alunos;
·
Palestra “Indisciplina como nossa maior
aliada” com a Psicóloga Drª. Andreza Carvalho (encontro com os professores da
8ª série/ 9ºAno “B”);
·
Palestra “Autoestima” com a Pedagoga Damiana
Josierlânia Góis para os alunos;
·
Palestra “Convivência Familiar” com o Pastor
Ricardo Rodolfo Leal para pais e alunos;
·
Palestra “Bulling” com a Freira Edjane e “Amor
ao próximo” com o Seminarista Zenildo Araújo:
·
Palestra “Indisciplina: limites e
possibilidades” com a pedagoga Paula Francinete;
·
Palestra ”Alimentos Saudáveis” com a
Nuticionista Drª Paula Roberta Ramalho Leal Campos;
·
Reuniões com alunos, pais e professores para
diálogo e diagnostico da situação e avaliação dos trabalhos;
·
Visitas às famílias dos alunos envolvidos e
aplicação de questionários;
·
Semana da Família na escola no mês de Agosto
com a Pastoral da Família;
·
Uma tarde terapêutica - “Divã na Escola” com
a professora Ediane Cordeiro;
·
Visita à sala do Promotor de Justiça com a
temática: Responsabilidade do Pai e o Dever do Filho/ Estudante para
autorização de medida disciplinar;
·
Durante as aulas de matemática em datas comemorativas
às quintas-feiras, vivência de aulas
lúdicas e dinâmicas;
·
Curso de Pop Art. com a pedagoga Paula
Francinete para os alunos;
·
Curso com noções do Corel Draw com Herbert Claus e Paula Francinete para os alunos;
·
Oficina de designer moda (serigrafia) com a
amiga da Escola Onilde Brandão;
·
Visitas domiciliares dos alunos que
participam do projeto para troca de mensagens, presentes, balaios juninos,
natal em harmonia, para maior interação entre os membros.
· Grupo
Doutores da Alegria para visitas ao doentes no hospital municipal, em postos de
saúde e em residências (2012);
· Eleição
de Prefeito e Vereadores Escolar para ajudarem a gestão da escola nas
atividades do dia a dia (2012);
·
Outras atividades com Izabel Cristina Sales Lima
- Educadora de Apoio que acompanha a referida turma, tais como: revista em
quadrinho, palavras cruzadas, confecção do “Jornal Jatopordentro” e coleta de depoimentos dos alunos avaliando o
trabalho desenvolvido (2011/2012);
Evidências
Evidências
Cronograma
O projeto será
desenvolvido durante todo o ano letivo com início em março de 2011 estendido ao
ano em curso 2012.
Recursos
Recursos materiais:
· Papel,caneta, textos mimeografados, panfletos, questionários, computador, projetor multimídias, tintas, tecidos, jogos, material esportivo, outros.
Recursos Humanos:
·
Educadora de apoio:
Izabel Cristina Sales Lima, Alunos, Pais e responsáveis dos alunos Comunidade local, Professores das disciplinas envolvida, Equipe gestora.
Disciplinas
envolvidas
·
Linguagem códigos e suas
tecnologias: textos coletivos, criação de panfletos, utilização da escrita, leitura
de textos complementares, oficinas e cursos;
·
Matemática: O lúdico em
aulas dinâmicas com contagem de letras, gravuras, jogos e situações-problemas;
·
História e Geografia:
A árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais, etc;
·
Ciências: higiene e
corpo humano, alimentos saudáveis e DSTs;
·
Ensino Religioso: A importância
do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
Avaliação
A avaliação
do projeto realizada com acompanhamento psicológico e psicopedagógico, de forma
contínua através de observações da aprendizagem dos alunos tanto no que diz
respeito ao desempenho escolar e frequência, e através de depoimentos dos
próprios alunos.
Observa-se
que esta turma através deste projeto teve melhoras significativas no desempenho
escolar e comportamental. E vale ressaltar que as aulas de matemática ficaram
mais dinâmicas e agradáveis através da utilização da prática pedagógica da
atividade lúdica da matemática ao divã.
Conclusão
O presente trabalho veio trazer a nós
educadores a reflexão sobre a necessidade de se estudar a relação família e
escola, onde o professor se dedique em considerar o aluno/filho globalizado
dentro do espaço escolar. Da mesma forma, que essa parceria seja uma porta aberta
para uma maior participação dos pais, onde juntas: Família e Escola, possam
planejar a fim de estabelecer compromissos de uma forma organizada e harmoniosa
para que seus filhos/alunos tenham uma educação de qualidade, tanto na escola
quanto em casa.
Para que haja uma possível participação dos
pais na escola é importante que a família e escola sejam trabalhadas com mais
intensidade, procurando observar seus pontos críticos, a fim de juntas manterem
uma relação direcionada a resolver as dificuldades provenientes da educação
escolar de seus filhos/alunos.
Referências
bibliográficas
. A Importância da Parceria Família e Escola – Educador Brasil
Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br
. Educa sempre: FAMÍLIA - Dicas de atividades para projeto na
escola. Disponível em: www.educasempre.com/2011
.
A Importância da parceria família e escola – Educador Brasil Escola.
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