EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS





A melhoria da qualidade da educação atualmente tem sido um desejo de todos, escola, comunidade e governo, para que o seu desenvolvimento atenda as necessidades do indivíduo e consequentemente as necessidades da sociedade. É notório que para chegar a essa qualidade almejada, necessitamos trabalhar em conjunto desenvolvendo competências que permitam realmente aprender um com o outro, professor/aluno, aluno/aluno, construindo o conhecimento de forma participativa.
Os projetos educacionais muito podem colaborar com a melhoria da aprendizagem e, por conseguinte com o aprimoramento da qualidade da educação, sendo um processo participativo de decisões a partir da vontade de compreender, decidir e agir em conjunto na direção de superar problemas, priorizando a formação do cidadão. Os projetos podem ser planejados e organizados de muitas formas, porém algumas características são fundamentais para que se possa alcançar o êxito desejado:
1.    Conhecimento do assunto que será estudado e pesquisa do mesmo previamente;
2.    Definição dos objetivos, do tempo estimado e do material a ser usado;
3.    Planejamento, em conjunto, das etapas do projeto;
4.    Participação ativa de todos os envolvidos;
5.    Escolha dos critérios de avaliação para um possível replanejamento do trabalho.

Um projeto pode ser desenvolvido com foco em um tema de uma determinada área do conhecimento, porém sempre haverá alguma relação com outras áreas. “O parcelamento e a compartimentação dos saberes impedem apreender o que está tecido junto [...] A inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional” (MORIN 2001). O trabalho interdisciplinar estabelece integração entre professores e ligação entre os conhecimentos que, aliado a uma boa orientação, possibilita a construção de um conhecimento globalizante e, por conseguinte, uma melhor aprendizagem, pois o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, sintetizar, analisar e reorganizar, enfim, de “aprender a aprender”.
Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, ``tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida``.

Francisca Freire

DIÁLOGO TEÓRICO - Projetos na Escola


O objetivo principal de planejar é possibilitar um trabalho mais direcionado e transformador. Acredito que um aspecto de suma importância para o trabalho por projeto seja a participação dos alunos em todas as suas etapas. A participação efetiva na fase de construção, por exemplo, despertará nos educandos o prazer na vivência do projeto, visto que se trata de algo do seu interesse, aumentando a probabilidade de melhores trabalhos e maior êxito. Cabe ao professor, no entanto, incentivar, acompanhar, coordenar e avaliar para junto aos alunos, por meio da reflexão, captar as necessidades e promover ajustes e/ou mudanças, com o fim de superar as dificuldades para que se possa atingir o objetivo desejado e uma aprendizagem mais significativa.
Para Paulo Freire o aluno mesmo não alfabetizado chega à escola com uma bagagem de conhecimentos que precisa ser levada em consideração como saberes, podendo em sala de aula aluno e professor aprenderem um com o outro necessitando para isso que as relações entre ambos sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. A escola segundo Freire deve ter o objetivo principal de ensinar o aluno a “ler o mundo” (conhecer a realidade) para poder transformá-lo, e o professor deve agir como mediador dessa aprendizagem criando as possibilidades para que o aluno possa produzir ou construir o conhecimento. Freire afirmava também que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Evidentemente é correto afirmar que todos sabem alguma coisa, ninguém ignora tudo como também ninguém sabe tudo e que sempre temos oportunidade de aprender, especialmente com nossos alunos com quem convivemos quase que diariamente. Certamente o papel da escola é possibilitar ao aluno conhecer para entender e agir conforme acredita, e a inquietude provocada pela curiosidade, é sempre bem-vinda, na medida em que, o leva ao desejo de indagar, procurar, pesquisar, enfim de aprender.

Francisca Freire





segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Usando o Movie Maker



Encontro presencial do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

"Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é
 apaixonar-se por ele."


Mary Laureta

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OS CHATS - uma ferramenta didática



As Tecnologias da Informação e da Comunicação têm vindo a provocar uma enorme mudança na Educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, de aprendizagem, e, particularmente, novas relações entre professores e alunos.As pesadas enciclopédias foram substituídas pelas enciclopédias digitais, pela consulta de portais académicos e outros locais diversificados. Passamos a utilizar sistemas electrónicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atractivas e, frequentemente, deixamos de lado o tradicional quadro negro e o giz e passamos directamente para as superfícies e projecções interactivas.

Veja mais em:

http://superdom.blogs.sapo.pt/


PLANO DE AULA

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TiCs
Cursistas: Francisca, Josineide, Onilde
Atividade 2.6

PLANO DE AULA


Tema: Tecnologias: Do tablete de barro ao tablet eletrônico (linha do tempo).


Objetivos:

Geral: Refletir sobre a importância e a evolução das tecnologias na vida humana.

Específicos:

1- Pesquisar em livros, revistas, jornais e internet as diversas tecnologias criadas pelos homens para facilitar a comunicação e o registro de informações;
2- Produzir textos no Word e no Hipertexto registrando o resultado das pesquisas (livros, revistas, jornais e internet) e as impressões que a pesquisa deixou em cada aluno;
3- Fazer apresentação em Power Point  dos resultados da pesquisa.


Metodologia: A atividade será realizada através de uma webquestion.


Critérios de Avaliação: A avaliação se dará pelas tarefas realizadas pelos alunos.


Tempo: 10 aulas.


Recursos: Livros, revistas, jornais, computador.












































Que tal ver

CALDEIRÃO DE IDEIAS


domingo, 5 de agosto de 2012

Contextualizando a mudança: da teoria à prática



A teoria nos orienta na realização das nossas ações, mas a prática nos permite sempre melhorá-las.
Certamente uma prática dialógica, na qual idéias, dúvidas e curiosidades sejam discutidas, pesquisadas e/ou estudadas pelo professor e seus alunos de uma forma aberta e agradável e ao mesmo tempo ética, assim como os demais conteúdos do currículo, proporcionará a participação efetiva dos alunos favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades, o trabalho em grupo e o aprender: a conhecer, a fazer, a conviver e finalmente o aprender a ser.
O professor poderá utilizar-se das tecnologias da informação e comunicação para a realização de pesquisas, seminários, fóruns, debates, etc., que lhe auxiliará a possibilitar uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Francisca Freire




O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender as teorias subentendidas na sua própria prática e, originar condições para que diante das teorias, modifique seus pontos de vista, atitudes, posturas e atuação no exercício educacional. Amélia Hamze

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Nove dicas para usar bem a tecnologia em sala de aula




O INÍCIO  Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO  No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL  Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO  Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO  Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO  A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE
  Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA  Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA  Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.
Reportagem sugerida por oito leitores: Alana Cristina Lorde, Várzea da Palma, MG, Graziela Stein, Marabá, PA,Jaqueline Alves Silva Soares, Caetanópolis, MG, Karla Capucho, Vitória, ES, Kelly Silva Monteiro, São Gonçalo, RJ, Luciano Alves da Silva, São Lourenço da Mata, PE, Nadia Pereira Marques, Cristalina, GO, e Thais Silvestre Rosa, Rio de Janeiro, RJ