EREM DE JATOBÁ
Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.
sexta-feira, 30 de maio de 2014
ENERGIA COM RESPONSABILIDADE
Por Mabel Melo
O projeto Energia Que Transforma, desenvolvido por meio de parceria entre a Fundação Roberto Marinho, Companhia de Eletricidade de Pernambuco - Celpe e Secretaria de Educação e Esportes do Estado, teve em sua primeira edição apresentações das 22 escolas participantes e premiação dos trabalhos feitos pelos estudantes no ano de 2013.
http://www.cepe.com.br/diario/includes/doel/box.php?ano=2014&data=20140524&caderno=1-PoderExecutivo&key=616630a63e0b98743c2d720245e91720ed88e287
A ESCOLA DE JATOBÁ CONTRA A EXPLORAÇÃO E O ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Escola de Jatobá participou das atividades na Semana de Combate a Exploração e Abuso Sexual a Crianças e Adolescentes - FALE POR QUEM NÃO PODE FALAR, com uma palestra sob o tema "A Importância da Escola no Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes", proferida pela diretora da Casa da Juventude da cidade de Petrolândia.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada rua de Vitória, Espírito Santo. Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram integrantes de uma tradicional família da cidade.
Para ver o artigo completo clique em:
XV PRÊMIO ARTE NA ESCOLA
XV PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ RECEBE INSCRIÇÕES
ATÉ 10 DE JUNHO para professores de arte.
quarta-feira, 28 de maio de 2014
AME O SEU CORAÇÃO!!!
Fazer atividade física regularmente é uma das maneiras de manter o coração saudável, já que exercita o músculo cardíaco, ajuda na perda de peso e melhora a pressão arterial. Porém, o exercício isolado ainda não é suficiente na prevenção de problemas e, por isso, é fundamental ainda ter uma alimentação balanceada, evitar excessos e fazer escolhas certas de alimentos, como explicaram os cardiologistas Roberto Kalil e Daniel Magnoni no Programa Bem Estar.
Um dos principais alimentos amigos do coração é o peixe - entre opções, como costelinha de porco, bife e peito de frango, o peixe é a melhor opção já que tem pouca gordura saturada e ainda tem gorduras boas, como o ômega 3, que fazem bem à saúde cardíaca. Uma opção é a sardinha, bastante usada na culinária espanhola, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin (confira a receita clicando aqui). Ao prepará-la, são utilizados ingredientes como tomate e azeite, que também são bons, como explicou o cardiologista Daniel Magnoni.
LEIA MAIS
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
Contatos:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Currículos e Educação Integral – DICEI
Coordenação Geral de Ensino Médio - COEM
Telefone: 61 2022 8305
E-mail: coem@mec.gov.br
Para ver o Documento Orientador acesse:
file:///C:/Users/windows/Downloads/doc_orientador_proemi2013_novo.pdf
ProEMI NA ESCOLA DE JATOBÁ
Para ver mais fotos
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO ESCOLA
Nas
últimas décadas os governos brasileiros têm investido bem mais na educação com
a finalidade de garantir o acesso e a permanência do aluno na escola e reverter
à situação de baixa qualidade da aprendizagem. Certamente ainda estamos
carentes de medidas que proporcionem a tão sonhada educação de qualidade e elimine
o fracasso escolar favorecendo uma aprendizagem efetiva e eficaz, mas já demos
alguns passos nessa direção especialmente no que se refere ao ingresso e a
permanência de crianças e jovens na escola. Dourado (2007 p. 940) afirma: “uma
educação de qualidade exige medidas não apenas no campo do ingresso e da
permanência dos alunos”. Certamente não basta que o aluno esteja frequentando a
escola todos os dias, é necessário que sua permanência seja complementada por
fatores que se refiram também às condições de vida deste aluno no contexto
familiar e social, além do que se refere ao contexto escolar, no convívio com a
comunidade escolar e no uso do ambiente físico, materiais, recursos e
instalações da escola em favor da sua aprendizagem e da sua formação como
cidadão.
Apesar de encontrarmos ainda localidades onde
as condições educacionais são muito precárias e o fracasso escolar é evidente e
assustador, o Estado Brasileiro e alguns governos estaduais procuram atualmente
cumprir o que dita a Constituição do Brasil que estabelece a educação como
direito de todos e dever do Estado, ofertando a educação básica, materiais,
recursos financeiros e apoio quanto à formação continuada dos envolvidos na
educação, a exemplo deste curso de Gestão Escolar proporcionado aos gestores
com a parceria e o apoio da Universidade Federal de Pernambuco.
Veja mais em:
Veja mais em:
domingo, 25 de maio de 2014
PROJETO A CRIANÇA E A MÚSICA
O Projeto A Criança e a Música é desenvolvido pelos alunos do 4º Normal na Disciplina Educação Infantil com a coordenação da Profª Regivane.
A ESCOLA INCLUSIVA E A DIVERSIDADE
"As diferenças oferecem uma grande oportunidade para o aprendizado. As diferenças oferecem recursos livres, abundantes e renováveis. Eu gostaria de ver a nossa compulsão por querer eliminar as diferenças em forças igualitárias e fazer uso dessas diferenças pra modificar as escolas."
Robert Barth
http://www.movimentodown.org.br/2013/05/consideracoes-contextuais-e-sistemicas-para-a-educacao-inclusiva-2/
Embora não seja a Escola o único lugar onde acontece a educação, na sociedade atual a educação Escolar crescentemente se faz indispensável para a cidadania autônoma e competente. Constitui-se a Escola em espaço especialmente organizado para que se dê a construção de valores, conhecimentos e habilidades necessárias ao pleno, consciente e responsável exercício da democracia.
LEIA MAIS
SEMINÁRIO "AUTO ESTIMA"
Através da parceria com a Igreja Católica a escola contou com a participação do Padre Fernando para proferir uma palestra para alunos do ensino fundamental e médio, com o tema: "AUTO-ESTIMA".
COMO ELEVAR A SUA AUTO ESTIMA.
Veja:
ASSEMBLÉIA DE PAIS
Com objetivo de realizar a escolha de pais ou responsáveis por alunos para o Conselho Escolar, que representarão os demais nas decisões tomadas pela escola realizou uma Assembléia de Pais em 25 de abril de 2014.
ESCOLA FAZ CAMPANHA PARA AJUDAR O IMIP
EREM Professor Moacir de Albuquerque mobiliza alunos no projeto “Doando Cabelo, crescendo a autoestima”
Ação arrecadou mechas de cabelo que foram doadas ao IMIP
A manhã do dia 5 de maio de 2014, jamais será esquecida pela comunidade escolar da Escola de Referência em Ensino (EREM) Médio Professor Moacyr de Albuquerque, localizada em Jaboatão dos Guararapes. Alunos e funcionários se uniram na execução do projeto “Doando cabelo, crescendo a autoestima”, em apoio a campanha "Força na Peruca", promovida por voluntários do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira(IMIP) que visa desenvolver uma consciência cidadã e de solidariedade a partir da ação voluntária de doação de cabelo, chapéus e lenços à instituição. O objetivo é fazer com que as perucas e acessórios doados contribuam para o processo de elevação da autoestima dos pacientes em tratamento contra o câncer.
A iniciativa partiu dos alunos do 2º ano, que movidos por gestos veiculados na imprensa local e inspirados pela campanha “Força na peruca” protagonizaram toda a ação, com o apoio da gestão escolar e de dos professores, além do apoio dos pais, comunidade e do salão Carmen Cabeleleira, responsável pela coleta dos cabelos. “Foram 44 mechas doadas, além da doação de acessórios. Deu tão certo que a campanha vai seguir até o dia 30 de maio, quando o salão estará coletando doações,” explica a gestora da unidade, Maria Geralda de Andrade. “ Para a continuidade da ação, os estudantes estão atuando como parceiros multiplicadores do projeto, sensibilizando os profissionais de salões de beleza a incentivarem seus clientes a doarem mechas de cabelo que serão levados ao IMIP no Bairro de Cavaleiro”, concluiu a gestora.
disponível em:
disponível em:
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO acontece no contra turnos dos alunos do 9º Ano que participam das atividades desenvolvidas.
Coordenadora do Programa: Profª Roziane Ferreira Maniçoba
Monitores:
, Inglison
. Josy
. Marcelo
. Thiago.
--------------------------
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
BANCO DE LIVROS
Técnica Educacional Maria Ozita |
O Banco de Livros é um projeto elaborado pela Técnica Educacional Maria Ozita com o objetivo de despertar nos educandos o gosto pela leitura, e acontece às sextas-feiras com a participação de alunos colaboradores e de membros do Grêmio Estudantil que incentivam os colegas a levarem livros para ler em casa.
VEJA MAIS FOTOS EM...
ÁLCOOL DROGA QUE MATA MAIS BRASILEIROS.
As drogas são substâncias que afetam o organismo, sobretudo quando usadas em grandes quantidades. Quando o vício fica totalmente fora de controle, o indivíduo pode acabar tendo um fim trágico: a morte. Apesar de muitas pessoas considerarem as drogas ilícitas como as mais fatais, uma pesquisa comprovou que o maior responsável por óbitos no Brasil é o álcool, ou seja, uma droga lícita.
Marcio Valley Nassif e demais comentaristas, a título de curiosidade, a lista das dez drogas mais perniciosas ao ser humano, por ordem de nocividade, realizada por uma comissão científica da Inglaterra. Observem que o álcool, que é liberado, está em primeiro lugar, com setenta e dois porcento de periculosidade (numa graduação, por óbvio, de zero a cem), e o tabaco, também liberado, aparece em sexto, com vinte e seis porcento, enquanto a proibidíssima maconha é classificada num modesto oitavo lugar, com vinte porcento de periculosidade. E mais, a periculosidade de uma droga considerada muito prejudicial ao tecido social, a cocaína, de vinte e sete porcento, é apenas levemente superior à do tabaco. Em outras palavras, essa pesquisa aparentemente comprova que a maior periculosidade de um droga é a sua proibição, que causa muito mais mortes do que o mero consumo, vide a proibição de álcool nos EUA, que gerou tamanha violência que eles, sabiamente, retrocederam e a liberaram. Consumo de drogas se combate com conscientização e campanhas institucionais, nunca com proibição, cadeia e fuzis, que somente servem para alimentar a violência. Pensem nisso.
As 10 drogas mais perigosas do mundo
Por: Thales Azamor
Uma pesquisa do Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha, classificou numa escola de 0 a 100, o nível de periculosidade das drogas mais comuns. O estudo levou em consideração os danos para o usuário como mortes causadas direta ou indiretamente pelas drogas, além de dependência e perda de relacionamentos. Os danos para os demais incluem criminalidade, dano ambiental, conflitos familiares, danos internacionais, custos econômicos e prejuízos à coesão comunitária. Confira as dez mais perigosas:
01 - Álcool: 72 pontos de 100.
02 - Heroína: 55.
03 - Crack: 54.
04 - Metanfetaminas: 33.
05 - Cocaína: 27.
06 - Tabaco: 26.
07 - Anfetaminas: 23.
08 - Maconha: 20.
09 - Benzodiazepínicos: 15.
10 - Ketamina: 15.
Fonte: Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha.
extraído do site: http://lista10.org/, em 01/04/2012.
CINEMA NA ESCOLA
sábado, 24 de maio de 2014
PROFESSORES INOVADORES X AULAS MARAVILHOSAS
Assinar:
Postagens (Atom)