SÍNTESE DO
PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO
da escola de jatobá
da escola de jatobá
O Projeto
Político Pedagógico da escola busca rumo, direção, unidade e coerência das
ações e está em constante discussão, reflexão das práticas, das preocupações individuais
e coletivas, dos obstáculos, aos propósitos da instituição, da educação de seus
pressupostos de atuação, e os seus mecanismos se
constituem em instrumentos de avaliação dos próprios objetivos, metas e
estratégias propostas.
O
nosso fazer pedagógico passa por várias etapas desde o planejamento, o plano,
recursos, sugestões dos alunos, troca de experiências entre docentes,
atendimento aos alunos com necessidades especiais, tempo de aprendizagem,
questões de gênero etnia, cultura e religião, onde buscamos criar espaços
dinâmicos, tais como: aula passeio, encenações, esportes, vitrine literária,
concursos internos, festivais, oficinas, uma aula de cidadania na Assembleia
Legislativa de Pernambuco, competições interclasse, rodada do conhecimento,
grupos de pesquisa, trabalhos de campo, excursões e demais ações
interdisciplinares objetivando estimular a participação global dos nossos
estudantes conjuntamente com a família e a sociedade civil.
Detectamos como
necessidades básicas a serem concretizadas em curto prazo nesta instituição de
ensino: melhoria nas práticas pedagógicas que envolvam as diversas áreas do conhecimento,
em diferentes situações didáticas; práticas pedagógicas que evidenciem o
intercâmbio entre professores, estudantes e comunidade, propiciando a aquisição
dos conhecimentos e que contribuam para a melhoria do desempenho dos estudantes
nas avaliações institucionais; maior envolvimento dos estudantes nas atividades
propostas. Em médio prazo pretendemos garantir: vivência pedagógica que
oportunizem uma maior interação entre escola e família e formação da cidadania;
maior participação da família na vida escolar dos filhos; redução dos índices de evasão e repetência.
Para tanto,
pretendemos continuar: apoiando as políticas públicas de incentivo a educação básica;
ofertando aprendizagem significativa para os estudantes levando em consideração
os pressupostos da pesquisa científica, nos espaços formais e não formais
tornando-os construtores do conhecimento; subsidiar o desenvolvimento do ensino
aprendizagem, a continuidade do apoio dispensado aos docentes com recursos
didáticos, tecnológicos e pedagógicos de acordo com as necessidades do educando
e do educador; desenvolvendo projetos que incentivem a permanência dos
estudantes na escola e evitem a repetência; oferecendo aulas de reforço nas
disciplinas de Português e Matemática nas séries finais; a mobilizar a
comunidade escolar em função do padrão de proficiência do desempenho dos
estudantes nas disciplinas com maiores dificuldades; fomentar o comportamento
ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da
cidadania, praticando um humanismo contemporâneo, pelo respeito e acolhimento
da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade; oferecer oficinas
com atividades práticas experimentais nos laboratórios de matemática, química,
física, biologia, informática e em outros ambientes pedagógicos como CTE e
Biblioteca; promover atividades sociais que estimulem o convívio humano e
interativo dos estudantes; organizar
os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e
contextualização dos conhecimentos; revitalizar a formação continuada em
serviço para redimensionamento do desenvolvimento de competências, habilidades,
atitudes pedagógicas e administrativas tendo em vista um processo institucional
integrado e participativo; buscar novas parcerias com Entidades, Comunidade,
Instituições Governamentais, Não Governamentais e Comércio Local para a
melhoria da participação da sociedade nas ações da escola; apoiar as instâncias
colegiadas da instituição fortalecendo o seu papel; e, garantir a continuidade da
gestão compartilhada com os segmentos escolares.
Pensamos em uma sociedade mais
justa, humana, fraterna e democrática, com homens críticos politizados, com
ampla visão de mundo, capazes de superar os preconceitos sociais, onde todos
usufruam dos direitos e deveres presentes na Constituição Brasileira.
Partindo desses pressupostos e
sabendo que o ser humano é o sujeito principal da construção da sociedade e,
por conseguinte, da história, queremos que este homem busque a verdade, que
tenha ideais e objetivos definidos e que seja agente transformador.
DIRETRIZES LEGAIS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DO PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO – PPP.
Ao refletir e estabelecer as concepções de organização e de
gestão escolar, a Escola de Jatobá vem assumindo uma concepção alinhada à
Constituição Federal (1988), que trata da educação e a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/96, promulgada em dezembro de 1996. É
no corpo dessas leis que se encontram determinações e indicações acerca da
gestão democrática na escola, garantindo o princípio da cidadania em relação à
educação. Neste contexto, é mister refletir acerca das concepções ideológicas
que situam a formação profissional, ou seja, os princípios técnico-científicos,
sócios-críticos, os quais fundamentam não somente as políticas educacionais, as
concepções de educação e as práticas de gestão, mas também as articulações
entre si.
A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) diz que a proposta
pedagógica é um documento de referência. Por meio dela a comunidade escolar
exerce sua autonomia administrativa, pedagógica e financeira. Também chamado de
projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, ele não
deve ser um conjunto de normas rígidas. A Escola adotará tanto a formação na
modalidade presencial na vivência das aulas atividades bem como as capacitações
em rede, assegurando a participação projetos e programas, a fim de atender as
demandas educacionais, decorrentes da necessidade permanente de atualização
profissional e das próprias exigências institucionais.
As bases político pedagógicas da Escola resultam
de um estudo reflexivo, crítico e investigativo amparado por um paradigma
educacional emergente que está organizado por diretrizes gerais que visem
promover:
I – a democracia, pela construção de um processo participativo e
coletivo que possibilite a integração dos diversos atores e setores
educacionais, como protagonistas de relações democráticas que permitam a
capacidade de planejar, gerenciar e propor ações e mudanças, estabelecendo
relacionamento aberto com a comunidade interna e externa da instituição.
II - a política educacional pluridimensional, pelo reconhecimento
da formação em suas múltiplas dimensões, ou seja, autoformação, heteroformação
e eco-formação, superando a visão limitada de treinamento para produtividade e celeridade, mas orientada à formação do ser cidadão autônomo, crítico
e participativo no ambiente do trabalho;
III - saberes transdisciplinares, pela valorização da educação
interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo uma abordagem sistêmica,
complexa e plural do processo de formação humana, na sua singularidade e
diversidade, como eixo transversal dos processos formativos.
IV - a cultura da solidariedade, pela consciência da competência
necessária ao desenvolvimento das pessoas, das equipes e da instituição,
socializando e compartilhando práticas e saberes com a sociedade.
A escola desenvolve práticas pedagógicas a
partir de princípios éticos, políticos e estéticos resgatando valores
culturais, pessoais, cristãos, sociais, econômicos, despertando sentimento de
ser integrado e respeitador de origem e gênero, raça, etnia e necessidades
especiais. A partir desse propósito são desenvolvidas ações para propiciar aos
alunos experiências em que construam o seu conhecimento com atividades
diversificadas, compromissadas com o entendimento emocional e psicológico através
de palestra e seminários. Os alunos como seres sociais, inseridos (incluídos),
numa sociedade comunitária simultaneamente, se educando para a compreensão e
compromisso de estar e preservar um ambiente escolar interativo, social
saudável e produtivo oportunizando aprendizagens inclusivas com equidade.
O
ensino planejado para efetivação de sua prática acessibiliza um conhecimento
concreto e proposição de ações que promovam mudanças para a democratização e
melhoria do ensino e da aprendizagem passando a influenciar e sugerir uma
reorientação curricular do modo epistemológico e grupal.
Vale salientar a importância de favorecer
a construção de significados para uma aprendizagem por meio de situações
problematizadoras que estimulem os alunos a pensar em busca de soluções para as
questões propostas e preparando-os para inferências e aspectos mais amplos e
gerais de construções de significados consistentes acerca do
ensino-aprendizagem em todas as modalidades de ensino.
Tal
afirmativa é embasada na construção e reconstrução do Projeto Político
Pedagógico, o qual foi elaborado com a participação de toda a comunidade
escolar que semestralmente faz a revisão e validação dos objetivos, missão e
valores, as metas e as estratégias oferecidas pela escola, refletindo os
anseios e necessidades dos atores envolvidos com vistas à formação cidadã.
Nossa
ação educativa sempre se pautou em experiências vivenciadas no contexto da
realidade do nosso aluno. Estabelecer pontes entre o aluno, a escola e
comunidade é o nosso papel. Nosso
processo educativo se dar de forma criativa, cooperativa, valorizando o
respeito mútuo, os princípios e objetivos de grupos para a socialização das
ideias e com isso realizar no dia-a-dia uma educação articulada, significativa
e acima de tudo elevar o nível de potencialidades e descobertas de novos
talentos dos nossos educandos.
Após os resultados das Avaliações do SAEPE
e IDEB, a equipe gestora e docentes da escola analisam esses dados atuais
comparando-os, analisando-os com os anos anteriores e ainda observando média
nacional e estadual revendo pontos de estudo relevantes para a melhoria desses
resultados.
Os
envolvidos no processo de ensino-aprendizagem trabalham e interagem
fortalecendo a escola dando sustentabilidade ao desenvolvimento das ações
propostas e metas definidas no Projeto Político Pedagógico.
A Satisfação dos pais, alunos,
professores e funcionários é evidenciada por meio de exposição oral,
depoimentos escritos e autoavaliação (Formulário de avaliação de desempenho
individual.
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