A Profª Edione Izabel Alves da Silva e a Técnica Educacional Solange Maria de Sá Souza desenvolveram este projeto com o objetivo de desenvolver no educando habilidades relacionadas à leitura e interpretação de diversos gêneros, estimulando o gosto pela leitura e proporcionando a oportunidade de ampliar seus horizontes de conhecimentos através da prática da leitura, favorecendo seu crescimento intelectual dentro da sociedade.
LANÇAMENTO DO PROJETO NA BIBLIOTECA ESCOLAR
PROF. RIVALDO COUTO DE LIMA
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Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio
Rua da Matriz, 50 - Petrolândia - PE.
CIRANDA DA LEITURA
Autoras do projeto: Profª Edione Izabel Alves da Silva e Técnica Educacional Solange Maria de Sá Souza.
Petrolândia/2014
Projeto
Didático de leitura
Tema:
Ciranda de Leitura
Dados de Identificação
Município: Petrolândia
Público
– alvo: 37 alunos do 1º Ensino Médio “D”
Ano
de Aplicação: 2014
Escola
atingida: Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio
Gestora:
Maria Nazareth Valgueiro Carvalho
Gestora
Adjunta: Maria Francisca Freire do Nascimento
Secretária:
Audrey Clécia Dantas Souza
Recursos
humanos envolvidos:
Professora:
Edione Izabel Alves da Silva
Técnica
Educacional: Solange Maria de Sá Souza
Educadoras
de Apoio: Izabel Cristina Sales Lima e Ana Angélica de Souza.
Coordenadora
de Biblioteca : Zélia Maria Silva
Convidados
Especiais: Alexandre Sertão (incentivo a leitura)
Psicóloga:
Silvana Maria de Sá Gomes. Palestra: autoestima
1. Apresentação
O
presente projeto denominado “Ciranda de Leitura”, visa contribuir para a
formação de alunos leitores, críticos e participativos na sociedade e que sejam
capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.
Portanto
devido à preocupação que a Escola de Jatobá tem com a sua clientela em
desenvolver uma educação verdadeiramente comprometida com o ensino de qualidade
para todos, e no entanto percebendo que parte desses educandos não estão conseguindo concluir o ano
letivo, pensou-se desenvolver um projeto com o intuito de proporcionar a esses
educandos uma melhoria na qualidade da leitura, para que assim possam ler com segurança e
autonomia. Daí à necessidade de elaborar e desenvolver um projeto de intervenção
na leitura, a fim de superar os problemas detectados.
Acredita-se
que a implementação do referido projeto, no qual será desenvolvido durante o
decorrer do ano letivo venha a favorecer significativamente o processo
ensino-aprendizagem, pois será proposto o estímulo a leitura no interior do
espaço escolar, utilizando metodologias diversificadas, buscando melhorar o
desempenho dos alunos em diversas disciplinas. Na concepção de SOUZA:
Leitura
é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma
conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias.
Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto.
Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade
(SOUZA, 1992,p.22).
Vale
salientar, que é através da leitura que o educando pode alcançar as
competências necessárias a uma educação de qualidade, pois propicia
conhecimentos significativos no processo de ensino aprendizagem.
2. Justificativa
Sabendo
que a leitura é algo imprescindível para a vida de todos, e percebendo sua
grande importância, visto que mesmo assim muitos educandos não estão
conseguindo compreender e interpretar o que lêem, considerou viável a criação
de um projeto de leitura que venha a sanar essas dificuldades, pois segundo
Antônio Joaquim Severino “aprender a ler é antes
de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa
manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula
linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação
e educação é um ato profundamente político”.
Portanto,
para que esta leitura aconteça realmente é necessário tanto se ter a
consciência da sua importância para a formação do ser humano como também criar
estratégias que torne essa realidade concreta.
Observa-se
também que grande parte dos alunos não possui o hábito da leitura, o que causa
sua dificuldade de aprendizagem, pois poucos conseguem interpretar devidamente
um enunciado para resolver uma determinada questão, fatores estes que podem ser
causados pela falta de interesse, falta de motivação e até mesmo por não ter
adquirido o hábito da leitura na infância, entre outros.
Com
o propósito de formar alunos capazes de refletir criticamente sobre o que lêem
, a pedido da equipe gestora desenvolveu-se o projeto “ Ciranda de Leitura”
para que os alunos possam ver a mesma como um hábito cotidiano e prazeroso e
não como uma obrigação na tarefa escolar, visto que, é de fundamental
importância que todos os sujeitos envolvidos no espaço escolar tenham
comportamento leitor.
3.
Objetivos:
3.1.
Objetivo
Geral
ü Desenvolver
habilidades relacionadas à leitura e interpretação de diversos gêneros,
estimulando no educando o gosto pela leitura, proporcionando a oportunidade de
ampliar seus horizontes de conhecimentos através da prática da leitura,
favorecendo seu crescimento intelectual dentro da sociedade.
3.2.
Objetivos
Específicos
ü Acrescentar
ao cotidiano escolar a prática da leitura como uma das prioridades no processo
de aquisição de conhecimentos e para ter uma aprendizagem significativa.
ü Contribuir
para a formação de leitores autônomos e competentes;
ü Relacionar
os textos lidos com a vida cotidiana de cada um.
ü Promover
momentos de socialização levando o educando a expressar seus sentimentos,
experiências e ideias.
ü Desenvolver
o senso crítico a partir dos livros lidos.
ü Ampliar
o vocabulário e o contato com textos diversificados, tendo a leitura como
referência para a escrita.
ü Compreender
a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica.
ü Trabalhar
a convivência harmoniosa entre os estudantes através da socialização das
experiências vividas com a leitura.
ü Apreciar
a leitura como forma de conhecimento e de prazer.
ü Desenvolver
a capacidade de atenção e concentração nas situações comunicativas de leitura.
ü Oportunizar
aos discentes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, para
ampliação de seus conhecimentos e capacidades criativas.
4.
Metodologia
O
presente projeto acontecerá com ações de motivações e incentivos sobre a
importância da leitura, iniciando cada encontro com uma apresentação criativa
(paródia, fatos e boatos, literatura de cordel, mensagem, acróstico, desafio em
repente, etc.) relacionado a importância da leitura. O mesmo será desenvolvido
durante uma vez por semana no decorrer
do ano letivo de 2014.
A
cada momento será apresentado gêneros textuais distintos para oportunizar ao
educando o acesso a leitura e interpretação dos mesmos, acreditando que desta
forma será amenizada as carências de leitura dos estudantes, pois a cada texto
lido um passo para a descoberta de um novo olhar de leitor.
5.
Recursos
utilizados:
5.1.
Recursos
Humanos: Terá o envolvimento das autoras do projeto,
coordenadora da biblioteca, convidado especial para palestra, coordenação
pedagógica e alunos.
5.2.
Recursos
Didáticos: Serão utilizados textos diversificados:
livros, revistas, placas de rua, outdoor, jornais, gibis, imagens e textos da
internet, crônicas, fábulas, artigos de opinião, músicas, charges, cartazes,
televisão móvel e etc.
6.
Cronograma
CRONOGRAMA DAS
ATIVIDADES
ETAPAS DAS
ATIVIDADES
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MARÇO
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ABRIL
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MAIO
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JUNHO
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JULHO
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AGOSTO
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SETEMBRO
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OUTUBRO
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NOVEMBRO
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DEZEMBRO
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2
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3
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4
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1
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2
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3
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1ª Semana
|
Apresentação
do projeto utilizando dinâmica,desafio em repente e explicação sobre o
projeto com participação de um convidado.
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Música na leitura: trabalhar letra, melodia
e interpretação.
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Leitura
de reportagem sobre as copas anteriores.
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Apresentação
de textos referentes a história de Petrolândia.
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Uso
de uma cesta mista contendo parlendas, trava-língua, provérbio, mitos,superstições
e etc.
|
Leitura
de artigos de opinião
|
Leitura
de bibliografia.
|
Apresentação
de textos instrucionais para realização de leitura.
|
Leitura
de texto televisionada.
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2ª Semana
|
Entrevista
com os alunos sobre o cotidiano escolar. Leitura de uma carta em forma de
literatura de cordel.
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Apresentação
de um varal de poesia, acróstico, mensagem e literatura de cordel.
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Dramatização
de música da cultura regional.
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Leitura
e interpretação de crônicas.
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Dramatização
de contos com fantoches
|
Painel
de leitura, para realizar a descrição do livro que o aluno leu.
|
Utilização
de texto informativo para aguçar a percepção do quantitativo de informações absorvida no nosso cotidiano.
|
Apresentação
de textos de acontecimentos reais.
|
Caixa
da leitura, contendo parágrafos e frases para leitura.
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3ª Semana
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Apresentação
de textos literários, como os escritos por Paulo Freire, com intuito de
resgatar seus conhecimentos.
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Leitura
de revistas e jornais contendo reportagens e notícias do cotidiano escolhendo
a que lhe chamasse mais atenção.
|
Exploração
de leitura com vários tipos de propagandas.
|
leitura
de lendas folclóricas.
|
Leitura
de livros de romances.
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Leitura
de piadas.
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Leitura
de contos indígenas e africanos.
|
Retrospectiva
do projeto em peça teatral.
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4ª Semana
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Leiturização
de textos religiosos relacionado ao sentido da páscoa.
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Dramatização
de histórias com caracterização dos personagens.
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Leitura
de charges.
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Competição
de adivinhações.
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Continuação
da leitura de romance.
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Apresentação de textos da literatura
brasileira.
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Leitura
de entrevistas diversificadas.
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5ª Semana
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Leiturização
de diversos textos em quadrinho para realizar interpretação.
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Piquenique
de leitura com textos diversificados para o aluno escolher a seu critério.
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Exposição
de literatura de cordel.
|
.
Leitura de textos da internet.
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Resumo
para apresentação sobre o entendimento do romance.
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Realização
de leitura compartilhada de um livro.
|
Leitura
e montagem de tirinhas em painel.
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7.Avaliação
A avaliação acontecerá de forma
contínua, com observações diretas na participação dos alunos em relação à
realização das atividades propostas, sendo portanto verificada a sua
compreensão através de interpretação dos textos apresentados.
REFERÊNCIAS
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Filosofia da Educação:
construindo a cidadania. Ed. FTD,
1994.
SOUZA,
Renata Junqueira de. Narrativas
Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC,
1992.
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