EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Corrente do Bem: A Família e a Escola





Identificação

A Corrente do Bem: A Família e a Escola, projeto elaborado e desenvolvido no ano de 2011 na 8ª série “B” e estendido ao ano em curso na atual turma do 1º Ensino Médio “B” da Escola de Jatobá - Ensino Fundamental e Médio - Cadastro Escolar da Secretaria de Educação – E. 604.003, localizada à Rua da Matriz, Nº. 50 – Centro – Petrolândia – Pernambuco - CEP-56.460-000.
            A escola é composta pela seguinte equipe de coordenação: Maria Nazareth Valgueiro Carvalho (Gestora), Maria Francisca Freire do Nascimento (Gestora adjunta), Audrey Clécia Dantas de Souza (Secretaria), quatro Educadoras de Apoio e uma Técnica Educacional. Pertence à Jurisdição da Gerência Regional de Educação do Sertão do Sub Médio São Francisco – Floresta - PE, oferecendo à comunidade petrolandense os cursos de Ensino Fundamental 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) nos turnos matutinos e vespertinos; Ensino Médio (1º ao 3º ano) nos turnos matutino, vespertino e noturno; Ensino Normal Médio (1º ao 4º ano) no turno vespertino com aulas práticas no turno matutino; Travessia Ensino Fundamental e Travessia Ensino Médio no horário noturno e Educação Especial nos horários matutino e vespertino, atendendo a 1.054 (mil e cinquenta e quatro) alunos.

Justificativa

            Este projeto foi elaborado com a intenção de elevar a autoestima dos alunos da 8ª série – turma B em 2011 e amenizar a indisciplina resultante da vivência social conflitante entre professores/alunos, especialmente no que se refere a 11 alunos desta turma, proporcionando uma maior interação entre alunos/professores/pais para melhor qualidade do ensino aprendizagem.

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Objetivo geral
O projeto busca promover uma interação convergente, complementar e sinérgica com os pais e os professores da escola, visando oportunizar vivências que possibilitem refletir o comportamento dos adolescentes nos dias atuais, instrumentalizando-os para assumirem o compromisso com o caminho percorrido pelos mesmos, acompanhando e provocando impactos positivos em suas vidas, bem como favorecer uma participação que gere compromisso da família com a aprendizagem e o sucesso escolar do aluno e o compromisso da escola com a inserção curricular do ambiente cultural da família e da comunidade.

Objetivos específicos
·     Envolver os familiares na elaboração da proposta pedagógica para que seja estabelecido um equilíbrio no que diz respeito à disciplina dos alunos, através de convites às reuniões para elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico) e da PP (Proposta Pedagógica);
·     Trabalhar a autoestima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do incentivo ao trabalho voluntário (ajudante do dia);
·     Promover encontros com alunos e com os professores e os pais a partir do oferecimento de palestras, visitas domiciliares para maior integração entre o grupo, e atendimento individual a fim de conhecer melhor o aluno;
·     Oferecer oficinas e cursos para os alunos com o fim de orientá-los e aprimorar seus conhecimentos e proporcionar-lhes uma ocupação útil e atraente.

Metodologia e estratégias de ação
            Os alicerces da construção e manutenção de uma escola que visa a construção da cidadania para seus alunos se acentuam em pilares como: autonomia, participação, clima organizacional e estrutura organizacional, e dessa forma, com bases nesses pilares, o sonho de educadores comprometidos com a cidadania de seus alunos deve tornar-se verdadeiro, e quanto melhor for a parceria entre a família e a escola, mais significativos serão os resultados na formação do filho/educando. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. Portanto, a abrangência desse projeto se define no decorrer do processo: na reunião de Pais e Mestres quando se discute sobre os desafios mediante situações-problema dos alunos e colhem-se sugestões para temas posteriores; através de atividades diversificadas e formação de parceria com profissionais da área de saúde; igrejas; militares (Direitos e Deveres - ECA); agendamento com o Promotor de Justiça com a temática: Responsabilidade do Pai e o Dever do Filho/Estudante; agendamento com a Psicanalista; oficinas com noções do Corel Draw e designer moda (serigrafia); comemoração da Semana da Família na escola no mês de Agosto com a Pastoral da Família; encontros com alunos, pais e professores e curso de Pop Art com a pedagoga Paula Francinete. E durante as aulas de matemática, em datas comemorativas, vivenciadas aulas lúdicas e dinâmicas, e a realização de visitas domiciliares dos alunos que participam do projeto para troca de mensagens, presentes, balaios juninos, natal em harmonia, para maior interação entre os membros.

 Atividades
No início do ano letivo foi determinado perante reunião de pais e mestres que o projeto seria executado anualmente e a rotatividade poderia se estender a anos subsequentes através de encontros para desenvolvimento das atividades do projeto às terças-feiras no contraturno, onde vivenciamos uma diversidade temática:
·      Palestra “Indisciplina na Escola” com a Psicóloga Drª. Silvana Sá para os alunos;
·      Palestra “Indisciplina como nossa maior aliada” com a Psicóloga Drª. Andreza Carvalho (encontro com os professores da 8ª série/ 9ºAno “B”);
·      Palestra “Autoestima” com a Pedagoga Damiana Josierlânia Góis para os alunos;
·      Palestra “Convivência Familiar” com o Pastor Ricardo Rodolfo Leal para pais e alunos;
·      Palestra “Bulling” com a Freira Edjane e “Amor ao próximo” com o Seminarista Zenildo Araújo:
·      Palestra “Indisciplina: limites e possibilidades” com a pedagoga Paula Francinete;
·      Palestra ”Alimentos Saudáveis” com a Nuticionista Drª Paula Roberta Ramalho Leal Campos;
·      Reuniões com alunos, pais e professores para diálogo e diagnostico da situação e avaliação dos trabalhos;
·      Visitas às famílias dos alunos envolvidos e aplicação de questionários;
·      Semana da Família na escola no mês de Agosto com a Pastoral da Família;
·      Uma tarde terapêutica - “Divã na Escola” com a professora Ediane Cordeiro;
·      Visita à sala do Promotor de Justiça com a temática: Responsabilidade do Pai e o Dever do Filho/ Estudante para autorização de medida disciplinar;
·      Durante as aulas de matemática em datas comemorativas às  quintas-feiras, vivência de aulas lúdicas e dinâmicas;
·      Curso de Pop Art. com a pedagoga Paula Francinete para os alunos;
·      Curso com noções do Corel Draw  com Herbert Claus e Paula Francinete para os alunos;
·      Oficina de designer moda (serigrafia) com a amiga da Escola Onilde Brandão;
·      Visitas domiciliares dos alunos que participam do projeto para troca de mensagens, presentes, balaios juninos, natal em harmonia, para maior interação entre os membros.
· Grupo Doutores da Alegria para visitas ao doentes no hospital municipal, em postos de saúde e em residências (2012);
·  Eleição de Prefeito e Vereadores Escolar para ajudarem a gestão da escola nas atividades do dia a dia (2012);

·      Outras atividades com Izabel Cristina Sales Lima - Educadora de Apoio que acompanha a referida turma, tais como: revista em quadrinho, palavras cruzadas, confecção do “Jornal Jatopordentro”  e coleta de depoimentos dos alunos avaliando o trabalho desenvolvido (2011/2012);

Evidências

















Cronograma
            O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo com início em março de 2011 estendido ao ano em curso 2012.
 Recursos
Recursos materiais:
·      Papel,caneta, textos mimeografados, panfletos, questionários, computador, projetor multimídias, tintas, tecidos, jogos, material esportivo, outros.

Recursos Humanos:
·      Educadora de apoio: Izabel Cristina Sales Lima, Alunos, Pais e responsáveis dos alunos    Comunidade local, Professores das disciplinas envolvida, Equipe gestora.
Disciplinas envolvidas 
·      Linguagem códigos e suas tecnologias: textos coletivos, criação de panfletos, utilização da escrita, leitura de textos complementares, oficinas e cursos;
·      Matemática: O lúdico em aulas dinâmicas com contagem de letras, gravuras, jogos e situações-problemas;
·      História e Geografia: A árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais, etc;
·      Ciências: higiene e corpo humano, alimentos saudáveis e DSTs;
·      Ensino Religioso: A importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.

Avaliação
 A avaliação do projeto realizada com acompanhamento psicológico e psicopedagógico, de forma contínua através de observações da aprendizagem dos alunos tanto no que diz respeito ao desempenho escolar e frequência, e através de depoimentos dos próprios alunos.
Observa-se que esta turma através deste projeto teve melhoras significativas no desempenho escolar e comportamental. E vale ressaltar que as aulas de matemática ficaram mais dinâmicas e agradáveis através da utilização da prática pedagógica da atividade lúdica da matemática ao divã.
 Conclusão
O presente trabalho veio trazer a nós educadores a reflexão sobre a necessidade de se estudar a relação família e escola, onde o professor se dedique em considerar o aluno/filho globalizado dentro do espaço escolar. Da mesma forma, que essa parceria seja uma porta aberta para uma maior participação dos pais, onde juntas: Família e Escola, possam planejar a fim de estabelecer compromissos de uma forma organizada e harmoniosa para que seus filhos/alunos tenham uma educação de qualidade, tanto na escola quanto em casa.

Para que haja uma possível participação dos pais na escola é importante que a família e escola sejam trabalhadas com mais intensidade, procurando observar seus pontos críticos, a fim de juntas manterem uma relação direcionada a resolver as dificuldades provenientes da educação escolar de seus filhos/alunos.

Referências bibliográficas
. A Importância da Parceria Família e Escola – Educador Brasil Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br
. Educa sempre: FAMÍLIA - Dicas de atividades para projeto na escola. Disponível em: www.educasempre.com/2011
. Família e Escola. Disponível em: www.patobranco.pr.gov.br/familiaescola

. A Importância da parceria família e escola – Educador Brasil Escola.

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