EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

sábado, 21 de julho de 2012

Conceituando Hipertexto


André Lemos afirma que: O hipertexto é uma nova forma de ler, escrever, pensar, ensinar e aprender, sendo uma organização de informações e conhecimentos baseada na multilinearidade, links e redes, pois cada link remete a outras páginas (ou a outras partes da mesma página) que remetem a outras e assim por diante.
Segundo ele, todo texto escrito é, em certa medida, um hipertexto. Todo texto remete para fora de si mesmo uma vez que só se completa ao ser lido e essa leitura é única, individual, particular a cada leitor. Ao ler um texto cada leitor acessa uma gama de memórias e faz conexões com saberes anteriores, divaga, imagina, viaja, raciocina, levanta questões ou tira conclusões. Somos hipetextuais o tempo todo, pois aprendemos hipertextualmente. "...o leitor se engaja num processo também hipermidiático, pois a leitura é feita de interconexões à memória do leitor, às referências do texto, aos índices e ao índex que remetem o leitor para fora da linearidade do texto.
O hipertexto, propriamente dito, é uma forma "concreta" de fazer essa projeção "para fora" do texto inicial. Ao propor uma série de caminhos através dos links que disponibiliza o hipertexto oferece ao leitor uma espécie de self-service de informação. André Lemos

Em seu livro “A Era do hipertexto” Antonio Carlos Xavier afirma que o hipertexto descentraliza o conhecimento de um modo geral, franqueando o acesso aos seus potenciais usuários que podem, virtualmente, a adquirir mais saber ou, pelo menos, a possuir mais informações sobre tudo e assim conseguir fazer suas escolhas com mais convicção. http://profxavier.blogspot.com.br/

Conclusão: Hipertexto é um texto que nos permite ir além e ampliar os conhecimentos sobre um determinado assunto, pois possui hiperlinks ou simplesmente links que levam a outros documentos, outros sites ou a janelas de conceitos adicionais, que esclarecem melhor o assunto ou acrescenta coisas novas. 

Francisca Freire

http://www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Ler_e_escrever_na_cultura_digital.pdf

http://josecicero.wikispaces.com/file/view/Texto_Pingos_nos_is.pdf

http://www.slideshare.net/vantiere/pingos-nos-is-slaides

Nenhum comentário:

Postar um comentário