EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Integração das Novas Tecnologias na Escola


Avançamos consideravelmente quanto à integração das novas tecnologias na educação. Atualmente nas escolas dispomos de tecnologias que nos possibilitam uma melhor qualidade do ensino-aprendizagem, porém a velocidade das mudanças, especialmente no que se refere a internet que transforma a nossa vida independente da nossa disponibilidade para o bom uso das mesmas, nos dá a sensação de que estamos sempre atrasados. É certo que nós educadores estamos tentando incorpora-las a nossa prática pedagógica, mas as dificuldades do cotidiano do professor impede acompanhar com eficácia a velocidade dessas mudanças.Na nossa escola uma grande parte dos educadores está se empenhando bastante no sentido de acompanhar as mudanças, mas é preciso que todos se esforcem em usar a tecnologia cada vez mais em favor da aprendizagem, visto que as aulas tradicionais não conseguem mais despertar o interesse dos alunos. Portanto, é necessário que o professor seja antes de tudo um incentivador do aprender, proporcionando aos seus alunos um participar e um produzir prazerosos, com o uso dessas tecnologias que tanto os atraem. E ele ainda sairá ganhando, na medida em que aprenderá muitas coisas, pois os alunos estão a nossa frente no uso dos recursos tecnológicos mais atuais.

Depoimentos de professores da Escola de Jatobá:

. Profª. Suely: O aluno atua como autor dependendo da postura do professor, que leve o aluno a refletir sobre o que está lendo, vendo ou ouvindo, possibilitando-lhe construir uma aprendizagem mais significativa.

. Prof. Osmar: O uso da tecnologia vem proporcionando uma maior interação entre os alunos e o professor, e dependendo de como é usada, pode ser uma ferramenta importantíssima de auxílio as aulas.

. Profª. Zenilda: Muitas tecnologias são utilizadas diretamente com o aluno de forma que ele seja autor e estas sejam empregadas no cotidiano pessoal, enquanto outras dificultam a autoria levando o aluno a uma postura de leitor/receptor.

. Profª. Fátima: Os alunos são autores do que lhes passa a mídia. As páginas da web, por exemplo, tem o poder de prender a atenção dos mesmos, e é com as novas tecnologias que podemos envolve-los no mundo do conhecimento fazendo o intercambio com o currículo a ser trabalhado de forma dinâmica que prenda a sua atenção, mas o objetivo maior é transformar o aluno em autor da sua história.

Francisca Freire

Sobre Tecnologias na Educação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário