EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DIÁLOGO TEÓRICO - Projetos na Escola


O objetivo principal de planejar é possibilitar um trabalho mais direcionado e transformador. Acredito que um aspecto de suma importância para o trabalho por projeto seja a participação dos alunos em todas as suas etapas. A participação efetiva na fase de construção, por exemplo, despertará nos educandos o prazer na vivência do projeto, visto que se trata de algo do seu interesse, aumentando a probabilidade de melhores trabalhos e maior êxito. Cabe ao professor, no entanto, incentivar, acompanhar, coordenar e avaliar para junto aos alunos, por meio da reflexão, captar as necessidades e promover ajustes e/ou mudanças, com o fim de superar as dificuldades para que se possa atingir o objetivo desejado e uma aprendizagem mais significativa.
Para Paulo Freire o aluno mesmo não alfabetizado chega à escola com uma bagagem de conhecimentos que precisa ser levada em consideração como saberes, podendo em sala de aula aluno e professor aprenderem um com o outro necessitando para isso que as relações entre ambos sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. A escola segundo Freire deve ter o objetivo principal de ensinar o aluno a “ler o mundo” (conhecer a realidade) para poder transformá-lo, e o professor deve agir como mediador dessa aprendizagem criando as possibilidades para que o aluno possa produzir ou construir o conhecimento. Freire afirmava também que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Evidentemente é correto afirmar que todos sabem alguma coisa, ninguém ignora tudo como também ninguém sabe tudo e que sempre temos oportunidade de aprender, especialmente com nossos alunos com quem convivemos quase que diariamente. Certamente o papel da escola é possibilitar ao aluno conhecer para entender e agir conforme acredita, e a inquietude provocada pela curiosidade, é sempre bem-vinda, na medida em que, o leva ao desejo de indagar, procurar, pesquisar, enfim de aprender.

Francisca Freire





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