O objetivo principal de planejar é
possibilitar um trabalho mais direcionado e transformador. Acredito que um
aspecto de suma importância para o trabalho por projeto seja a participação dos
alunos em todas as suas etapas. A participação efetiva na fase de construção,
por exemplo, despertará nos educandos o prazer na vivência do projeto, visto
que se trata de algo do seu interesse, aumentando a probabilidade de melhores
trabalhos e maior êxito. Cabe ao professor, no entanto, incentivar, acompanhar,
coordenar e avaliar para junto aos alunos, por meio da reflexão, captar as
necessidades e promover ajustes e/ou mudanças, com o fim de superar as
dificuldades para que se possa atingir o objetivo desejado e uma aprendizagem
mais significativa.
Para Paulo Freire o aluno mesmo não
alfabetizado chega à escola com uma bagagem de conhecimentos que precisa ser
levada em consideração como saberes, podendo em sala de aula aluno e professor
aprenderem um com o outro necessitando para isso que as relações entre ambos
sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se
expressar. A escola segundo Freire deve ter o objetivo principal de ensinar o
aluno a “ler o mundo” (conhecer a realidade) para poder transformá-lo, e o
professor deve agir como mediador dessa aprendizagem criando as possibilidades
para que o aluno possa produzir ou construir o conhecimento. Freire afirmava
também que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo
existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Evidentemente é correto afirmar que
todos sabem alguma coisa, ninguém ignora tudo como também ninguém sabe tudo e
que sempre temos oportunidade de aprender, especialmente com nossos alunos com
quem convivemos quase que diariamente. Certamente o papel da escola é
possibilitar ao aluno conhecer para entender e agir conforme acredita, e a
inquietude provocada pela curiosidade, é sempre bem-vinda, na medida em que, o
leva ao desejo de indagar, procurar, pesquisar, enfim de aprender.
Francisca Freire
Francisca Freire
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