EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS





A melhoria da qualidade da educação atualmente tem sido um desejo de todos, escola, comunidade e governo, para que o seu desenvolvimento atenda as necessidades do indivíduo e consequentemente as necessidades da sociedade. É notório que para chegar a essa qualidade almejada, necessitamos trabalhar em conjunto desenvolvendo competências que permitam realmente aprender um com o outro, professor/aluno, aluno/aluno, construindo o conhecimento de forma participativa.
Os projetos educacionais muito podem colaborar com a melhoria da aprendizagem e, por conseguinte com o aprimoramento da qualidade da educação, sendo um processo participativo de decisões a partir da vontade de compreender, decidir e agir em conjunto na direção de superar problemas, priorizando a formação do cidadão. Os projetos podem ser planejados e organizados de muitas formas, porém algumas características são fundamentais para que se possa alcançar o êxito desejado:
1.    Conhecimento do assunto que será estudado e pesquisa do mesmo previamente;
2.    Definição dos objetivos, do tempo estimado e do material a ser usado;
3.    Planejamento, em conjunto, das etapas do projeto;
4.    Participação ativa de todos os envolvidos;
5.    Escolha dos critérios de avaliação para um possível replanejamento do trabalho.

Um projeto pode ser desenvolvido com foco em um tema de uma determinada área do conhecimento, porém sempre haverá alguma relação com outras áreas. “O parcelamento e a compartimentação dos saberes impedem apreender o que está tecido junto [...] A inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional” (MORIN 2001). O trabalho interdisciplinar estabelece integração entre professores e ligação entre os conhecimentos que, aliado a uma boa orientação, possibilita a construção de um conhecimento globalizante e, por conseguinte, uma melhor aprendizagem, pois o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, sintetizar, analisar e reorganizar, enfim, de “aprender a aprender”.
Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, ``tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida``.

Francisca Freire

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