EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

sábado, 24 de maio de 2014

PROJETO CIRANDA DA LEITURA

Profª Edione Izabel Alves da Silva e a Técnica Educacional Solange Maria de Sá Souza desenvolveram este projeto com o objetivo de desenvolver no educando habilidades relacionadas à leitura e interpretação de diversos gêneros, estimulando o gosto pela leitura e proporcionando a oportunidade de ampliar seus horizontes de conhecimentos através da prática da leitura, favorecendo seu crescimento intelectual dentro da sociedade. 


LANÇAMENTO DO PROJETO NA BIBLIOTECA ESCOLAR
 PROF. RIVALDO COUTO DE LIMA






PARA VER O PROJETO










              CLIQUE EM





Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio
Rua da Matriz, 50 - Petrolândia - PE.



 CIRANDA DA LEITURA



Autoras do projeto: Profª Edione Izabel Alves da Silva e Técnica Educacional Solange Maria de Sá Souza.


Petrolândia/2014

Projeto Didático de leitura



Tema: Ciranda de Leitura

Dados de Identificação
Município: Petrolândia
Público – alvo: 37 alunos do 1º Ensino Médio “D”
Ano de Aplicação: 2014
Escola atingida: Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio

Gestora: Maria Nazareth Valgueiro Carvalho

Gestora Adjunta: Maria Francisca Freire do Nascimento

Secretária: Audrey Clécia Dantas Souza

Recursos humanos envolvidos:

Professora: Edione Izabel Alves da Silva
Técnica Educacional: Solange Maria de Sá Souza
Educadoras de Apoio: Izabel Cristina Sales Lima e Ana Angélica de Souza.
Coordenadora de Biblioteca : Zélia Maria Silva
Convidados Especiais: Alexandre Sertão (incentivo a leitura)
Psicóloga: Silvana Maria de Sá Gomes. Palestra: autoestima



1.      Apresentação

O presente projeto denominado “Ciranda de Leitura”, visa contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos na sociedade e que sejam capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.
Portanto devido à preocupação que a Escola de Jatobá tem com a sua clientela em desenvolver uma educação verdadeiramente comprometida com o ensino de qualidade para todos, e no entanto percebendo que parte desses  educandos não estão conseguindo concluir o ano letivo, pensou-se desenvolver um projeto com o intuito de proporcionar a esses educandos uma melhoria na qualidade da leitura,  para que assim possam ler com segurança e autonomia. Daí à necessidade de elaborar e desenvolver um projeto de intervenção na leitura, a fim de superar os problemas detectados.
Acredita-se que a implementação do referido projeto, no qual será desenvolvido durante o decorrer do ano letivo venha a favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem, pois será proposto o estímulo a leitura no interior do espaço escolar, utilizando metodologias diversificadas, buscando melhorar o desempenho dos alunos em diversas disciplinas. Na concepção de SOUZA:

Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade (SOUZA, 1992,p.22).

Vale salientar, que é através da leitura que o educando pode alcançar as competências necessárias a uma educação de qualidade, pois propicia conhecimentos significativos no processo de ensino aprendizagem.

2.      Justificativa

Sabendo que a leitura é algo imprescindível para a vida de todos, e percebendo sua grande importância, visto que mesmo assim muitos educandos não estão conseguindo compreender e interpretar o que lêem, considerou viável a criação de um projeto de leitura que venha a sanar essas dificuldades, pois segundo Antônio Joaquim Severino “aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é um ato profundamente político”.
Portanto, para que esta leitura aconteça realmente é necessário tanto se ter a consciência da sua importância para a formação do ser humano como também criar estratégias que torne essa realidade concreta.
Observa-se também que grande parte dos alunos não possui o hábito da leitura, o que causa sua dificuldade de aprendizagem, pois poucos conseguem interpretar devidamente um enunciado para resolver uma determinada questão, fatores estes que podem ser causados pela falta de interesse, falta de motivação e até mesmo por não ter adquirido o hábito da leitura na infância, entre outros.
Com o propósito de formar alunos capazes de refletir criticamente sobre o que lêem , a pedido da equipe gestora desenvolveu-se o projeto “ Ciranda de Leitura” para que os alunos possam ver a mesma como um hábito cotidiano e prazeroso e não como uma obrigação na tarefa escolar, visto que, é de fundamental importância que todos os sujeitos envolvidos no espaço escolar tenham comportamento leitor.

3.      Objetivos:

3.1.            Objetivo Geral

ü  Desenvolver habilidades relacionadas à leitura e interpretação de diversos gêneros, estimulando no educando o gosto pela leitura, proporcionando a oportunidade de ampliar seus horizontes de conhecimentos através da prática da leitura, favorecendo seu crescimento intelectual dentro da sociedade.


3.2.            Objetivos Específicos

ü  Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura como uma das prioridades no processo de aquisição de conhecimentos e para ter uma aprendizagem significativa.
ü  Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes;
ü  Relacionar os textos lidos com a vida cotidiana de cada um.
ü  Promover momentos de socialização levando o educando a expressar seus sentimentos, experiências e ideias.
ü  Desenvolver o senso crítico a partir dos livros lidos.
ü  Ampliar o vocabulário e o contato com textos diversificados, tendo a leitura como referência para a escrita.
ü  Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica.
ü  Trabalhar a convivência harmoniosa entre os estudantes através da socialização das experiências vividas com a leitura.
ü  Apreciar a leitura como forma de conhecimento e de prazer.
ü  Desenvolver a capacidade de atenção e concentração nas situações comunicativas de leitura.
ü  Oportunizar aos discentes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, para ampliação de seus conhecimentos e capacidades criativas.

4.      Metodologia

O presente projeto acontecerá com ações de motivações e incentivos sobre a importância da leitura, iniciando cada encontro com uma apresentação criativa (paródia, fatos e boatos, literatura de cordel, mensagem, acróstico, desafio em repente, etc.) relacionado a importância da leitura. O mesmo será desenvolvido durante uma  vez por semana no decorrer do ano letivo de 2014.
A cada momento será apresentado gêneros textuais distintos para oportunizar ao educando o acesso a leitura e interpretação dos mesmos, acreditando que desta forma será amenizada as carências de leitura dos estudantes, pois a cada texto lido um passo para a descoberta de um novo olhar de leitor.

5.      Recursos utilizados:

5.1.            Recursos Humanos: Terá o envolvimento das autoras do projeto, coordenadora da biblioteca, convidado especial para palestra, coordenação pedagógica e alunos.

5.2.            Recursos Didáticos: Serão utilizados textos diversificados: livros, revistas, placas de rua, outdoor, jornais, gibis, imagens e textos da internet, crônicas, fábulas, artigos de opinião, músicas, charges, cartazes, televisão móvel e etc.


6.      Cronograma

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
ETAPAS DAS
ATIVIDADES
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO

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1ª Semana

Apresentação do projeto utilizando dinâmica,desafio em repente e explicação sobre o projeto com participação de um convidado.
  Música na leitura: trabalhar letra, melodia e interpretação.
Leitura de reportagem sobre as copas anteriores.
Apresentação de textos referentes a história de Petrolândia.
Uso de uma cesta mista contendo parlendas, trava-língua, provérbio, mitos,superstições e etc.
Leitura de artigos de opinião
Leitura de bibliografia.
Apresentação de textos instrucionais para realização de leitura.
Leitura de texto televisionada.
2ª Semana

Entrevista com os alunos sobre o cotidiano escolar. Leitura de uma carta em forma de literatura de cordel.
Apresentação de um varal de poesia, acróstico, mensagem e literatura de cordel.


Dramatização de música da cultura regional.
Leitura e interpretação de crônicas.
Dramatização de contos com fantoches
Painel de leitura, para realizar a descrição do livro que o aluno leu.
Utilização de texto informativo para aguçar a percepção do quantitativo de  informações absorvida no nosso cotidiano.
Apresentação de textos de acontecimentos reais.
Caixa da leitura, contendo parágrafos e frases para leitura.
3ª Semana

Apresentação de textos literários, como os escritos por Paulo Freire, com intuito de resgatar seus conhecimentos.
Leitura de revistas e jornais contendo reportagens e notícias do cotidiano escolhendo a que lhe chamasse mais atenção.

Exploração de leitura com vários tipos de propagandas.
leitura de lendas folclóricas.
Leitura de livros de romances.
Leitura de piadas.
Leitura de contos indígenas e africanos.
Retrospectiva do projeto em peça teatral.
4ª Semana

Leiturização de textos religiosos relacionado ao sentido da páscoa.
Dramatização de histórias com caracterização dos personagens.

Leitura de charges.
Competição de adivinhações.
Continuação da leitura de romance.
 Apresentação de textos da literatura brasileira.
Leitura de entrevistas diversificadas.

5ª Semana

Leiturização de diversos textos em quadrinho para realizar interpretação.
Piquenique de leitura com textos diversificados para o aluno escolher a seu critério.

Exposição de literatura de cordel.
. Leitura de textos da internet.
Resumo para apresentação sobre o entendimento do romance.
Realização de leitura compartilhada de um livro.
Leitura e montagem de  tirinhas em painel.




7.Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua, com observações diretas na participação dos alunos em relação à realização das atividades propostas, sendo portanto verificada a sua compreensão através de interpretação dos textos apresentados.


REFERÊNCIAS
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: construindo a cidadania. Ed. FTD, 1994.

SOUZA, Renata Junqueira de. Narrativas Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992.









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