EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DEPOIMENTO DE UM EX-ALUNO CEGO

Quando fui matriculado na Escola de Jatobá fiquei um pouco receoso por ser esta uma escola grande e até então só tinha estudado em escolas pequenas onde todos se conheciam, mas fui tão bem recebido que logo fiquei à vontade. Desde o porteiro até o pessoal da direção, todos sempre me trataram muito bem e me ajudaram. Os alunos, a princípio, acho que por nunca terem estudado com uma pessoa cega, me receberam com uma certa timidez e alguns com curiosidade, mas aos poucos foram se aproximando e logo estávamos amigos. Fiz grandes amizades nessa escola inclusive com professores e outros funcionários.Meu relacionamento com os professores era ótimo. No começo alguns não sabiam como trabalhar comigo, depois foram se integrando orientados pela professora Marlene que, diga-se de passagem, foi muito importante na minha formação.


A professora Francisca também foi muito importante, pois com ela aprendi a dominar o computador através do Programa DOSVOX e do Programa Braile Fácil, tendo sido a informática uma das principais coisas que aprendi, pois tem me ajudado muito em minha vida profissional e pessoal.

De início tive algumas dificuldades por não ter livros em braile e desenvolver a minha aprendizagem apenas de ouvido, minhas avaliações eram orais, só mais tarde com a chegada dos livros didáticos em braile e a parceria da escola com o Instituto Dorina, que fornece livros e outros materiais como CDs para pessoas cegas, tive condições de ter mais acesso aos conteúdos, romances, etc, Alguns dos meus colegas me ajudaram muito digitando para mim os assuntos para que eu escrevesse em braile ou em trabalhos em grupo.

Na elaboração do meu TCC tive a ajuda da professora Marlene que transcreveu o mesmo e da professora Francisca que digitou.

Foi uma convivência muito feliz e tenho muitas saudades de todos. Sou muito grato a todos que fazem esta excelente escola.

Hoje estou trabalhando como professor brailista no “Centro Beethoven de Educação Especial” do município de Petrolândia e me sinto realizado, acompanho meus alunos inclusive na sala de aula e em casa.

Agradeço primeiramente a Deus e depois ao pessoal da Escola de Jatobá.





José Elivaldo Beserra – Professor Brailista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário