EREM DE JATOBÁ

Este blog é um espaço destinado ao estudo das tecnologias aprimorando o ensino aprendizagem na escola.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O PROCESSO EDUCACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Vivemos hoje em uma sociedade essencialmente tecnológica e precisamos como educadores, estabelecer condições que facilitem a participação efetiva dos nossos alunos na mesma. Em se tratando de pessoas com deficiência e necessário procurarmos integrar o coletivo das escolas no processo educativo, de modo a proporcionar a essas pessoas valores democráticos de igualdade, respeito aos seus direitos e deveres e sua participação ativa nessa sociedade.

Uma escola inclusiva é aquela que proporciona educação de qualidade para todos os alunos independentes de suas diferenças individuais, valorizando as diversidades humanas e respeitando os seus direito de cidadão. Para ser uma escola inclusiva ela necessita também dispor de equipamentos e materiais pedagógicos especializados para atuarem junto ao professor da turma do ensino regular em que o aluno com deficiência está inserido.

 
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
O processo de aprendizagem de alunos cegos se desenvolve por meio da utilização dos seus outros sentidos restantes (tato, audição, olfato e paladar) e é semelhante ao processo de construção do conhecimento dos alunos videntes. Existem, no entanto, atividades que precisam ser ensinadas pelo professor que atua na área de Educação Especial, a fim de que a criança desenvolva habilidades para que possa estabelecer relações com o meio e perceber formas, tamanho, distância, posição e localização de objetos.

O atendimento na sala de recursos especializados para alunos cegos, deverá possibilitar o desenvolvimento das atividades de interação com o mundo, a realização do processo de alfabetização pelo Sistema Braile e o uso de equipamentos e recursos pedagógicos adequados que possibilitem o acesso à informação e a comunicação, com a finalidade de facilitar a sua inclusão no ensino regular.

O professor da sala de recursos deverá além de promover e apoiar a alfabetização e o aprendizado pelo Sistema Braile, desenvolver técnicas e vivências de orientação e mobilidade, e atividades da vida diária para autonomia e independência, proporcionar habilidades para o uso do soroban e promover adequações necessárias para o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino regular. O professor itinerante necessitará para desenvolver um bom trabalho, sensibilizar a comunidade escolar visando a inclusão social dos alunos, mediar as relações entre escola, família e comunidade, orientar a família do aluno de modo a propiciar seu envolvimento e sua participação no processo educacional, contribuir com o professor da sala comum para construção de estratégias mais adequadas à aprendizagem do mesmo participando inclusive do processo avaliativo e encaminhar, junto com a equipe pedagógica da escola, o aluno para profissionais e serviços especializados.

A escola por sua vez, deverá promover condições de acessibilidade por meio da adequação de mobiliários e equipamentos, da eliminação de barreiras arquitetônicas, da disponibilidade de recursos, materiais escolares e pedagógicos adaptados (regletes, punções, soroban, bengalas, guia de assinatura, produção de textos em Braile, livros em Braile, máquina de datilografia e outros), e de equipamentos de informática acessíveis com software educacionais especializados (DOSVOX, etc), que o habilite para o uso independente do computador, que lhe dê formas alternativas de acesso à produção do conhecimento.

Na inclusão de alunos com deficiência visual é de suma importância a utilização dos recursos necessários, uma vez que oportunizam que seus valores pessoais sejam colocados em prática, possibilitando-lhe vencer as barreiras que dificultam a sua aprendizagem e conseqüentemente o exercício da sua cidadania.

O domínio do Braile é extremamente importante para a pessoa cega, por isso, os professores devem incentivar e ajudar os seus alunos ao estudo e aperfeiçoamento deste, para que lhes seja possível o contato com textos e possam tirar proveitos de livros, manuais e outros que hoje existem ao seu dispor, além de ser fundamental para o estudo das diversas disciplinas do currículo.
Maria Francisca Freire do Nascimento


Textos de Apoio: Apostilhas de Apoio ao Professor Itinerante da Secretaria de Educação de Pernambuco.

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